HOME Ensino

Ensino

Queremos formar um cidadão crítico e consciente de suas responsabilidades individuais e sociais.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

À luz do sistema educativo de São João Bosco, queremos formar um cidadão crítico e consciente de suas responsabilidades individuais e sociais, ativo e participante na construção de uma sociedade justa e fraterna.

A prática pedagógica do Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco como ponto de partida os seguintes conceitos:

✔ A participação do educando como agente no processo ensino-aprendizagem;
✔ O papel mediador do educador na construção do conhecimento;
✔ A exigência contemporânea de uma educação que ultrapasse conteúdos pontuais para formar o educando para o exercício de cidadania responsável.

Neste sentido, o Colégio busca adotar metodologias e estratégias que:

✔ Desenvolvam a sensibilidade dos alunos;
✔ Viabilizem a autonomia e a democracia no cotidiano escolar;
✔ Promovam estudos, pesquisas e práticas de aprendizagens significativas;
✔ Estimulem análises críticas de situações discriminatórias das desigualdades sociais;
✔ Implementem intervenções transformadoras.
Nossa proposta pedagógica visa uma aprendizagem que privilegie o desenvolvimento de competências e habilidades, levando à autonomia intelectual e moral, à cooperação e ao pensamento crítico.
Neste espaço circulam diariamente cerca de 400 alunos que, a partir dos 2 anos, têm contato com diversas formas de saber e experimentar: linguagens e idiomas, ciências exatas e da natureza, tecnologia, cultura, cidadania, esportes e espiritualidade.

#Orgulho de ser Salesiano

Ensino Infantil, Fundamental I e Fundamental II


Educação Infantil

O nosso Colégio atende crianças a partir de 1 ano de idade, esses pequenos gigantes chegam em nosso espaço prontinhos para mergulhar no profundo mundo do conhecimento. Em suas mochilas com desenhos de seus personagens favoritos, carregam como bagagem a curiosidade, a vontade de conhecer as novidades e a possibilidade de se construir uma identidade autônoma, cooperativa e criativa.


O Colégio Ateneu Salesiano Dom Bosco tem como prioridade a formação integral do ser humano no que se refere a: identidade, cidadania, solidariedade e justiça e esse trabalho se dá de forma a valorizar as aprendizagens significativas, o conhecimento que já possuem sobre o mundo e, acima de tudo, o significado da intensa atividade que é aprender!


Com respeito à dignidade e aos direitos das crianças ocorre o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade. Para isso contamos com um amplo espaço aperfeiçoado para atender as necessidades de nossos pequeninos e também abrigar e contemplar as diversas brincadeiras, sonhos e fantasias infantis.


Em nossas salas de aulas ocorrem trabalhos de pesquisas, atividades lúdicas e descobertas de socialização com o universo das palavras e números.

 

 

Horário de atendimento


A assiduidade e a pontualidade favorecem o enriquecimento da formação da criança.

• Turno Matutino de 7h30 às 11h40.

• Turno Vespertino de 13h30 às 17h40.

Educação em tempo integral

O Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco oferece aos seus alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano - a possibilidade de permanência no colégio em tempo integral.


A proposta de trabalho do integral é a de oferecer aos alunos atividades culturais, lúdicas, artísticas, recreativas, esportivas e também sociais, e o desenvolvimento de hábitos alimentares, higiênicos, de convivência etc. As crianças passam um dia agradável e repleto de possibilidades em um ambiente saudável, educativo e aconchegante. Acreditamos que dessa maneira, o trabalho desenvolvido contribui para a formação de um ser autônomo e consciente de suas necessidades e potencialidades.


À frente deste trabalho, existe uma equipe de profissionais: Direção, Coordenação, Supervisão, Orientação educacional, nutricionista, professores especializados nas áreas de esporte (Grupo 3 e 4), movimento (Grupo 1 e 2), dança (grupos 1 e 2), vivência ambiental (grupos 1, 2, 3 e 4), música (grupos 1, 2, 3 e 4), biblioteca (grupos 1, 2, 3 e 4), informática e inglês (grupos 2, 3 e 4.), teatro e arte (grupos 3 e 4) e pedagogas orientadoras das atividades escolares (dever de casa e estudo).


Horário de atendimento
A assiduidade e a pontualidade favorecem o enriquecimento da formação da criança. A perda de algumas atividades e, principalmente, do horário de estudo, compromete o trabalho desenvolvido e deixa uma lacuna na vida escolar da criança.
É enviado para casa o horário dos grupos do integral para a ciência dos responsáveis.


Grupo 1 Matutino - 1 e 2 anos
• De 7h30 às 13h30 - atividades específicas do tempo integral;
• De 13h30 às 17h40 - horário regular de aula.

 

Grupo 2, 3 e 4 Vespertino
• de 7h30 às 11h40 - horário regular de aula (Educação Infantil)
• de 7h30 às 12h - horário regular de aula (Ensino Fundamental I)
• de 13h30 às 17h40 - atividades específicas do tempo integral (Educação Infantil e Fundamental I).

 

Organização dos grupos
Grupo 1 Matutino: 1 e 2 anos
Grupo 2 Vespertino: 3, 4 e 5 anos
Grupo 3 Vespertino: 1º e 2º anos
Grupo 4 Vespertino: 3º, 4º e 5º anos

Ensino Fundamental I

A primeira fase do Ensino Fundamental compreende as turmas de 1º ao 5º ano, um período em que o aluno começa a despertar seu interesse pelas múltiplas disciplinas. É também um tempo em que trabalhamos com nossos futuros jovens o sentido de integração entre eles e com os professores e demais educadores da escola.


Os Projetos Interdisciplinares e as demais atividades extra-classes estimulam a criatividade da criança e colaboram para que elas aprendam a trabalhar cooperativamente desde cedo. O estilo do Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco de ser e de educar também se faz presente, e os alunos percebem ainda mais que aqui a educação se faz com o coração!


Através de conceitos básicos e de material concreto busca-se o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Nessa fase, visa-se o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas.


Visa-se o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas. E, também, o desenvolvimento das capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

Ensino Fundamental II

No segundo segmento do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º 1) ano, o aluno já tem um tratamento diferenciado, seja em relação ao conteúdo das disciplinas quanto à formação humana.

As responsabilidades aumentam e a escola se coloca ainda mais como parceira nos desafios do dia-a-dia.

De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), os professores trabalham com os alunos a filosofia de Dom Bosco, o que garante um aprendizado eficaz e integral.

Além de tudo, no final do período os jovens são preparados para ingressar no Ensino Médio, carregando uma bagagem de experiências e de conhecimento que os ajudará nessa nova fase da vida escolar.

1) Fazer uma educação que fomente e desperte o espírito crítico do educando, a sua capacidade de argumentar, o seu espírito científico na busca de respostas aos seus questionamentos;

2) Promover integralmente o educando no nível do seu amadurecimento, respeitando o ritmo próprio de cada um e os distintos graus de desenvolvimento;

3) Formar educandos para a diversidade sociocultural, práticas solidárias e comprometidos com a preservação do meio ambiente;

4) Capacitar os educando na utilização da tecnologia para melhoria da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente;

5) Promover a inserção dos educandos no processo político e no desenvolvimento social.