Mais de 70 anos de história e grandes conquistas

A história do Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco, o seu jeito de educar e de evangelizar teve seu início com os primeiros anos da cidade de Goiânia. A convite de D. Emanoel Gomes de Oliveira, bispo de Goiás, antiga Vila Boa, o Pe. Ernesto Carlette, superior dos salesianos de Mato Grosso e Goiás, juntamente com o Pe. João Pian e o Pe. João Greiner, chegaram na antiga Vila Boa em janeiro de 1941, com o objetivo de construr uma escola agrícola e o oratório festivo.

Em março do mesmo ano o interventor de Goiás, Dr. Pedro Ludovico Teixeira, fez a doação do terreno no atual setor Vila Nova para a construção do prédio. Não achando conveniente a construção neste local, decidiram, junto a Pedro Ludovico, escolher outro local para a instalação da obra salesiana.

Em 3 de junho de 1941, foi assinado o decreto da doação dos lotes para o Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco. Posteriormente, os salesianos compraram mais uma parte do terreno em troca de bolsas de estudos para os alunos que a prefeitura indicava.

O dia 29 de dezembro de 1941 transformou-se em uma data histórica, pois foi lavrada a primeira ata estabelecendo os educadores responsáveis pelas disciplinas e o início da matrícula para o curso de administração de férias.

Em julho de 1942, o colégio foi oficialmente inaugurado, contando com a presença de 60 alunos que, após terem participado da missa campal, desfilaram devidamente uniformizados. A escola oferecia os cursos 1º Ginasial, 1º Científico e o 1º Técnico em Contabilidade, além do curso de admissão.

No ano de 1944, foi inaugurado o internato masculino com 44 alunos. Essa modalidade perdurou até o ano de 1972. A partir de 1973, na gestão do Pe. Otto da Fonseca, o Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco passou a matricular meninos e meninas.

Fazendo jus ao espírito incansável e sonhador de seu fundador, São João Bosco, os salesianos continuaram empreendendo e fazendo história. Vivenciando as mudanças históricas em cenário interno e externo à instituição, o colégio manteve seu ideário: os valores evangélicos e educativos.

Mantendo as estruturas em um privilegiado setor da cidade, faz parte de um complexo em prol da educação e evangelização, especialmente às crianças, adolescentes e jovens.

Anexo ao colégio, encontra-se o CESAM (Centro Salesiano do adolescente trabalhador), que atende pessoas na faixa dos 15 aos 22 anos (adolescente e jovem aprendiz). Mantém programas de apoio e encaminhamento de familiares, sendo incansável na busca de parcerias por melhor atendimento e transformação da realidade do seu público.

A Paróquia São João Bosco, também pertencente ao complexo, caminha junto aos fieis no atendiemento espiritual, iniciação à fé e celebração da vida e ao Senhor da vida. Seu estilo em art decó faz parte do acervo arquitônico dos primeiros e principais prédios de Goiânia, sendo um símbolo histórico para cidade.

Pedagogicamente, o colégio inova as suas práticas eduactivas desde 2010 fazendo parte da RSE, Rede Salesiana de Escolas, onde pode dar passos significativos no que sempre foi seu foco: educar pessoas, com competência, para uma vida de qualidade.

Com compromisso de inovar em prol da educação, o colégio juntamente com a maior rede de escolas da América Latina, da qual faz parte, desenvolveu um material didático próprio, além do material didático digital, MDD, utilizado com o segmento Fundamental II.

Valorizando a sua comunidade educativa e a parceria escola-família na ação de educar, o Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco prioriza espaços físicos para convivência e diálogos fraternos.

Como desejou Dom Bosco, queremos continuar confluindo em nosso jeito de educar, mantendo um "pátio que acolhe, uma igreja que evangeliza e uma escola que educa para a vida". Fazer história é acreditar em quem as escreve: as pessoas.

Faça parte do Ateneu! Clique aqui e saiba mais!

© Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência