Serviço de Pastoral do Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco é responsável pela ação e animação pastoral em toda a comunidade educativa, contando com um grupo de educadores e com o apoio de todos os setores do colégio.

 

Estratégias

  • Fomenta a mística de uma escola em pastoral nas ações da comunidade educativa na vivência da prática de assistência presença.
  • Desenvolve a pastoral escolar em consonância com o PPPP, com as diretrizes da Congregação Salesiana, com a Inspetoria São João Bosco e com a Igreja local.
  • Fomenta, através de suas ações, valores de fraternidade, de partilha, honestidade, compromisso, respeito, dentre outros, para os educandos e colaboradores/educadores do colégio, envolvendo-os na vivência cristã, de forma a colaborar para a construção de uma sociedade mais digna e humana.
  • Propõe itinerários formativos e encontros para a comunidade educativa, realizando reflexões, celebrações e momentos de oração e confraternização, de forma a promover a sua formação cristã.

 

Vivência pastoral

Acolhida: momento de espiritualidade salesiana realizado todos os dias no início da primeira aula propiciando uma formação humana e espiritual, traduzindo concretamente a frase de Dom Bosco: "Somos casa que acolhe e escola que educa".

Infância Missionária (Fundamental I): realizada toda quinta-feira, das 12h às 12h30, na Sala Multimídia

Grupo de "Pastoral Escolar" (Fundamental II): realizada toda quarta-feira, das 12h às 12h50, na Sala Multimídia.

Missa: realizada toda quinta-feira, às 7h, na Sala de Pastoral da Paróquia.

 

São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude

“Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos.
Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.
(Dom Bosco)

São João Bosco foi o fundador da Família Salesiana. A palavra “salesianos” foi empregada pelo próprio Dom Bosco para nomear seus seguidores, em honra a São Francisco de Sales. Ele nasceu na Itália, perto de Turim, no dia 16 de agosto de 1815. Faleceu no dia 31 de janeiro de 1888. Era filho de pobres camponeses. Quis ser padre para trabalhar com crianças e jovens, educando e evangelizando segundo um projeto de promoção integral, que visa à formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”.

O santo é, hoje, o maior modelo de educador. No centenário da morte do fundador dos Salesianos, em 1988, o Papa João Paulo II o nomeou “Pai e Mestre da Juventude”. Em seu trabalho pedagógico, ensinou que, para educar, é preciso amar primeiro. Para ele, educação é missão, um jeito de santificar e tornar melhores tanto os homens quanto o mundo.

O Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco tem como missão principal continuar o projeto de São João Bosco, formando jovens tanto intelectualmente quanto para a vida.

© Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência