O diferencial da proposta educacional das escolas salesianas é o Sistema Preventivo, um estilo de educação composto de ação e reflexão desenvolvido por Dom Bosco, inspirado nos valores cristãos e marcado pelo ideal de educar pelo amor mediante o prisma da reciprocidade. Nesse sentido, é uma proposta que exige a construção de uma escola preocupada com as relações entre as pessoas, sejam elas educandos ou educadores, compromissadas com as práticas emancipadoras e transformadoras da realidade em que se encontram.

No Sistema Preventivo, a escola deve voltar às suas matrizes para ser educadora e formadora de pessoas, orientando-se para a comunicação de valores. Educar para valores é predispor experiências de vida nas quais os adolescentes e jovens possam experimentar a verdade das propostas testemunhadas pelos adultos. Por isso, a escola salesiana deve ser um ambiente de vida e de formação integral para meninos e meninas. Ela se compromete com a promoção de personalidades autênticas, estimula a pessoa a relacionar-se, a participar da vida comunitária e a desenvolver os recursos individuais em vista de uma melhor qualidade de vida e do despertar de cristãos e cidadãos compromissados.

O Sistema Preventivo fundamenta-se numa visão positiva da pessoa humana, inspirada no humanismo otimista de São Francisco de Sales (daí o nome salesiano): toda pessoa é dotada de racionalidade, de recursos naturais e sobrenaturais e tem um potencial inesgotável de desenvolvimento, apesar de suas fraquezas. É nesse sentido que Dom Bosco afirmou: “em todo jovem, mesmo no mais rebelde, existe um ponto acessível ao bem; o primeiro dever do educador é descobrir este ponto, esta corda sensível do coração e tirar proveito disso (Memórias Biográficas V, p. 367). 

 

Sistema preventivo: Filosofia que norteia as ações da instituição e promove o grande diferencial do ensino salesiano. É estruturado sobre um tripé, composto por:

 

Razão: É a dimensão dialógica da educação; o modo de “fazer ver as coisas" , o despertar para a consciência crítica; o conhecimento do jovem e como ele se apresenta: seus valores, seus limites, suas potencialidades. 

Amorevolezza: É presença cordial e educativa do educador no meio dos jovens que evita, corrige e ajuda a desenvolver suas potencialidades. É a dimensão afetiva que fala ao coração do educando.

Religião: Significa levar à plenitude os valores da fé e do Evangelho como proposta educativa. É a vivência da dimensão religiosa da vida que se evidencia, por exemplo, pela escuta da palavra, pela celebração dos sacramentos, pelo espírito de solidariedade e pelo testemunho.

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